Inicialmente, pensamos em associar a figura da coruja a símbolos que remetessem a localização geográfica, como a bússola, talvez o elemento mais emblemático e clássico neste sentido.
Daí surgiu a primeira ideia:
Apesar da figura trazer os elementos referenciais, ainda faltava mais personalidade, mais identidade...
A coruja precisava ficar mais visível, e a logo mais expressiva...
Surgiu então a ideia de usar outros símbolos de tecnologia, para dar “corpo” à corujinha. Para isso, usamos o mouse...
Desta vez chegamos perto do que queríamos...
E esta foi a cara oficial inicial do SIG Caburé...
A ideia do mouse deu origem inclusive a uma campanha de divulgação do sistema.
Um adesivaço transformou todos os mouses da CPRH em corujas, colando olhinhos amarelos neles. A campanha se intitulou “De olho no Caburé”.
Mas.... ainda não era aquilo... a ideia estava ali, mas queríamos mas “leveza”... precisava de um “upgrade”...
E foram várias as tentativas...
Já no desenvolvimento do SIG, com a contratação do Itep, tivemos ajuda de profissionais que nos deram algumas dicas, em especial com relação à cor, para harmonizar melhor com as cores do portal da CPRH, e também quanto à melhor visualização da letra "U que era o corpo da coruja/mouse e que não estava muito visível na logo original...
Neste momento foi quando observamos que mesmo assim, ainda tinha algo “pesado”, “forçado”.
Em todo o processo evolutivo da marca, percebemos que algo não mudava: em todas as versões os olhos e o bico da coruja eram sua identidade...
Talvez fosse justamente isto que nos incomodava. Tinha coisa demais... e isto estava pesando. Então, por uma inspiração, percebemos que era suficiente enfatizar estes dois elementos.
Daí foi só transformarmos o bico da coruja no “pingo” utilizado pelos sites geográficos para indicar a localização... fazendo assim a referência que tanto buscávamos, de forma sutil e atual...
Por fim, só faltava o corpo da coruja... E por que não uma folha, já que o foco do SIG é ambiental e especificamente as unidades de conservação?
Então foi só juntar tudo, com todo o aprendizado e tentativas que tivemos ao longo de quase um ano, e principalmente o apoio da equipe envolvida e enfim chegamos ao que queríamos A marca ficou forte, expressiva, sintética, harmoniosa e profissional. Na medida em que precisávamos para fazer jus à expressividade do projeto.
A partir do elemento central da coruja foi possível desenvolver as diversas aplicações, necessárias para cada situação, de forma a garantir sua identidade visual.